Masp reencena mostra histórica idealizada por Lina Bo Bardi

Um dos maiores cartões postais de São Paulo, o Masp, apresenta uma exposição que traz objetos de grande riqueza à cultura brasileira. “A Mão do Povo Brasileiro 1969/2016” fica em cartaz entre os dias 02 de setembro e 29 de janeiro de 2017, de terça a domingo, das 10h às 18h, e às quintas-feiras, das 10h às 20h. Os ingressos custam entre R$ 12 (meia-entrada) e R$ 25 (inteira). Às terças-feiras, a entrada é Livre.

A exposição nada mais é do que uma reencenação da mostra histórica de Lina Bo Bardi, que trouxe objetos da cultura material do Brasil para a inauguração do prédio do Masp, em abril de 1969. Na época, ela exibiu aproximadamente 2 mil objetos relacionados à cultura material do Brasil, desde as regiões do sertão do nordeste até o sul do país.
Desta vez, com curadoria de Adriano Pedrosa, Julieta González e Tomás Toledo, a exposição não pretende realizar a mesma mostra, mas uma nova versão com cerca de mil objetos históricos, datados antes de 1969. Entre eles encontram-se pinturas, esculturas e objetos populares, organizados a partir das mesmas tipologias, com objetos dispostos de forma parecida, em conjuntos análogos.

Das mil peças apresentadas, apenas 55 integraram a exposição original de Bo Bardi e serão exibidas novamente. Entre elas, estão: “São Jorge articulado”, “Bom Jesus de Iguape”, “Senhor Morto (Cristo Articulado)” e “Nossa Senhora das Dores de Vestir”. O restante dos objetos são inéditos, entre os quais destacam-se recipientes de cerâmica, moendas, cestos de palha, joias de escravas, adereços indígenas e ferramentas de orixás.

Fonte: Catraca Livre

Leave a Comment